Colégio Estadual Baltazar Carneiro Tel. (22) 2785- 2020 e 2785-1378
Coordenadoria Regional Norte Fluminense

História

|

Colégio Estadual Baltazar Carneiro
Criado em Campos, em 06 de setembro de 1918 e transferido para Cardoso Moreira em 1945. Seu nome é uma justa homenagem Professor Baltazar Dias Carneiro, poeta e educador da cidade de Campos.
Oferece, além do segundo segmento do Ensino Fundamental, o Ensino Médio, com os cursos Normal e Formação Geral , Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e  Ensino Médio/ PROJETO AUTONOMIA.

           O prédio que abriga o C. E. Baltazar Carneiro desde 1972 foi uma doação do Sr. Edvar Ferreira de Medeiros à comunidade de Cardoso Moreira, que o fez, realizando o desejo de seu pai Antonio Ferreira de Medeiros. Obra realizada pela Prefeitura de Campos, no governo de Rockfeller Felisberto de Lima e Silva, teve sua conclusão em 1970 e inauguração em 01 de agosto de 1971, recebeu inicialmente o nome de Grupo Escolar Herondina Vieira de Medeiros, em homenagem à mãe do doador, mas não chegou a funcionar com esta nomenclatura.
Atualmente, o Colégio conta com excelentes instalações, como Biblioteca, Sala de Vídeo, Laboratório de Informática, Laboratório de Ciências, Quadra de Esportes, Auditório e um horta onde os alunos do Ensino Médio apreendem lições de compostagem, estufas para mudas, minhocário, etc.
Também realiza anualmente a Mostra Cultural, evento em que todo o elenco escolar se envolve na produção e apresentação de grandes explosões de talentos.

(Texto extraído do TCC  “Tesouros de Cardoso Moreira – Uma proposta de educação patrimonial nas escolas”,  da Professora de Arte  Delma Reis)

 

©2009 Colégio Estadual Baltazar Carneiro | Template Blue by Alex José